Fundação Hemope - serviços nas áreas de hematologia e hemoterapia

(0xx) 81 3182-4600 - 3182-4648 ou Disque Doação 0800-081-1535

Funcionamento Administrativo: Seg à sex das 7h30 às 17h30
Horário para Doação: Seg a sáb (inclusive Feriados) das 7h15 às 18h30

Erro na Linha: #4 :: include(includes-internas/inc-colleft-noticias2.php): Failed to open stream: No such file or directory
/var/www/html/theme/site/noticias/detalhe.php
Erro na Linha: #4 :: include(): Failed opening 'includes-internas/inc-colleft-noticias2.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/php')
/var/www/html/theme/site/noticias/detalhe.php

Notícias

HEMOPE CELEBRA SEMANA DE MOBILIZAçãO NACIONAL PARA DOAçãO DE MEDULA ÓSSEA

Em todo o Brasil, mais de 2.500 pessoas aguardam por um transplante de medula óssea. São homens, mulheres, crianças e famílias inteiras que vivem na esperança de encontrar um doador compatível, alguém capaz de oferecer a oportunidade real de recomeçar.

Entre os dias 14 e 21 de dezembro, o país celebra a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, um período dedicado a informar, sensibilizar e convidar a população a se tornar parte dessa corrente de solidariedade. Em Pernambuco, o Hemope é o hemocentro de referência para realização do cadastro de novos doadores.

A instituição reforça que o cadastro está disponível em toda hemorrede, e que cada nova inscrição amplia as possibilidades de salvar vidas. A compatibilidade para transplante é rara e depende muito da diversidade genética do banco de dados, por isso cada voluntário faz diferença.

Para Josiete Tavares, coordenadora do cadastro de doadores de medula óssea no Hemope, o aumento de inscritos é essencial. “Quanto mais pessoas se cadastram, maiores são as possibilidades de oferecer uma nova chance de vida a quem espera por um transplante. Ser doador é um gesto simples que pode transformar destinos inteiros”, destaca.

Podem se cadastrar pessoas entre 18 e 35 anos, com documento com foto e CPF. O processo de cadastro é rápido e simples. Tudo começa com uma breve palestra explicativa, onde os voluntários recebem orientações sobre como funciona a doação. Em seguida, os dados pessoais são registrados e é coletada uma pequena amostra de sangue de 5 ml para os exames de tipagem (HLA).

Depois disso, o nome do voluntário passa a integrar o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Caso surja uma compatibilidade, o doador é chamado para novas avaliações e, se confirmar o grau de compatibilidade e necessidades específicas do receptor, a doação é realizada. Mais informações no 0800 081 1535.


Todas as notícias

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais