Fundação HEMOPE Fundação HEMOPE

Sou Mulher Homem


Já Sou Doador

Tire suas dúvidas sobre doação de sangue.

Tipos de Doação

Há diferentes tipos de doação que são realizados dependendo da necessidade de quem vai receber o sangue coletado.

Sangue Total

É a coleta de sangue de doadores voluntários. Consiste na retirada de, aproximadamente, 450 ml de sangue. Todo o material utilizado na doação é estéril, de uso único e descartável, e o processo de doação dura cerca de uma hora. [Ver Etapas da Doação]

Os doadores necessitam ter entre 16 e 68 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar bem de saúde. O intervalo entre as doações para homens é de 90 dias e, para as mulheres, 120 dias. [Ver Critérios para Doação]

Plaquetas por Aférese

A coleta de sangue por aférese é um procedimento cada vez mais utilizado em bancos de sangue. Nesse processo, o sangue é retirado através da veia de um braço, passa por uma máquina que retém parte das plaquetas e é devolvido ao doador através da veia do outro braço. Todo o processo de doação dura cerca de duas horas, e o volume coletado é de aproximadamente 300 ml. Todo o material utilizado é estéril, de uso único e descartável.

Os doadores são voluntários, com idade entre 18 e 68 anos, e devem ter realizado no mínimo duas doações de sangue total nos últimos 12 meses. O intervalo entre as doações é de 30 dias. [Ver Critérios para Doação]

Esse tipo de doação deve ser agendado previamente.

Autodoação

A Autodoção é a coleta prévia do sangue de uma pessoa para uso próprio em uma cirurgia programada. É preciso uma solicitação por escrito do cirurgião do paciente definindo qual a quantidade de sangue necessário, o tipo e data do procedimento cirúrgico.

Nesse tipo de doação, podem ser obtidos concentrados de hemácias e plasma fresco. O volume coletado por unidade é de aproximadamente 450 ml, e todo o material utilizado é estéril, de uso único e descartável.

O doador/paciente deve comparecer ao Hemope no mínimo trinta dias antes da data prevista da cirurgia para ser avaliado pelo médico da coleta de sangue.

Os critérios para a liberação da doação autóloga seguem padrões técnicos específicos definidos pelo Hemope e de acordo com a legislação do País - RDC 57-2010 MS/ANVISA 16/12/2010.

RUA JOAQUIM NABUCO, 171 - CEP 52.011-900 - GRAÇAS, RECIFE
(0xx) 81 3182-4600 - 3182-4648 ou Disque Doação 0800-081-1535
Funcionamento Administrativo: segunda à sexta das 7h30 às 17h30
Horário para Doação: segunda a sábado (inclusive Feriados) das 7h15 às 18h30
Criação de sites em Recife - Prática Internet