HEMOPE COMEMORA 41 ANOS HOMENAGEANDO SEUS DOADORES

27/11/2018

Com o mote “Doador: nossa gratidão, sempre”, a Fundação Hemope deu início no último  20 de novembro,  às comemorações da Semana Nacional do Doador de Sangue. O evento contou com a participação dos doadores de sangue e plaquetas por aférese que completaram  25, 50 e 75 doações, sendo contemplados com certificados de reconhecimento. Ao todo, foram 32 doadores homenageados. A semana  também  se refere com o período em que a instituição está completando no domingo, 25, seus  41 anos de atividades. O evento  aconteceu no Auditório Luiz Gonzaga dos Santos, localizado no Hemocentro Recife.

A solenidade foi prestigiada pela presidente do Hemope, Yêda Maia, o fundador  da Instituição, Luiz Gonzaga dos Santos, responsável pela criação do  sistema nacional do sangue. A homenagem contou ainda com a representante do Secretário Estadual de Saúde e do Governo do Estado, Alessandra Cabral, pelas diretoras de articulação Luciana Pires,  de hemoterapia Anna Fausta Cavalcante além da gerente do Hemocentro Recife, Lésbia Spindola, e da  supervisora de  captação de doadores Josinete Gomes, além dos gestores,  diretores, assessores e demais servidores.

Na ocasião, Josinete Gomes, saudou os doadores, parabenizando-os pela nobreza do gesto. “É uma alegria compartilhar os 41 anos do Hemope e lembrar de todos vocês  nessa história cuja  participação é  fundamental e altamente significativa. “O nome, a segurança, a confiança que a população de Pernambuco possui nessa instituição está relacionada a cada um de vocês, que se dedicaram a comparecer aqui regularmente para realizar sua doação de sangue”, afirmou. Já o  fundador e médico hematologista do Hemope Luiz Gonzaga, enfatizou a importância de descentralizar a doação de sangue, focando a importância de que o   hemocentro tem que ir aonde o doador está”, concluiu

Bastante sensibilizada pelo momento festivo,  a presidente do Hemope  Yêda Maia, e agradeceu a todos, especificagmente, aos  doadores ,  servidores, pela ajuda que cada um faz  ao hemocentro. ”Eu sou muito grata a todos vocês, aos doadores, pois sem vocês o Hemope não existiria. Nós precisamos que o doador compareça e doe seu sangue para atendermos às demandas da população. Já os servidores, independente de qual área, eu só tenho a agradecer por todo empenho que realizam para que o Hemope continue sendo esse centro de referência nacional em hemoterapia e hematologia” informou.

O jornalista e escritor Marcelo Cavalcante fez  a doação de exemplares do seu livro “Eba! Eu Vi Meu Time Campeão do Brasil” aos doadores homenageados, pois segundo ele, os doadores realizam algo sensacional: salvam vidas.”O que acontece aqui, é muito mais profundo, algo natural de vocês, de vir doar sangue, independente de ter algo em troca, só pelo  prazer e satisfação de ajudar alguém”, pontuou.

Os doadores, que foram homenageados, parabenizaram o Hemope pelo excelente trabalho desenvolvido no serviço público e ressaltaram a importância da doação de sangue.  De acordo com o doador Lael da Silva Oliveira, homenageado pelas 75 doações de plaquetas por aférese, enalteceu  a importância de incentivar amigos, parentes e vizinhos para também realizar essa atitude que ratifica o compromisso social e o respeito pela vida.

O dia ainda contou com a atração musical do tecladista Sérgio Ferreira e sua equipe, que abrilhantaram a festa com músicas           que incentivam a fé e a confiança no amor ao próximo.