Fundação HEMOPE Fundação HEMOPE

Pesquisar

Notícias

Contato

Notícias

OFICINA DE HIPODERMóCLISE ACONTECE NO HEMOPE

29/10/2018

A Oficina de Hipodermóclise, realizado pela Comissão de Cuidados Paliativos do Hemope, foi um sucesso. O evento, que comemorou o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, teve como palestrantes a médica geriatra do Hemope, especialista em cuidados paliativos, Raquel Santana e a enfermeira do Hospital Português, Renata Santos. Realizado no Auditório Luiz Gonzaga do Santos, o encontro que contou com uma grande participação de funcionários, ocorreu no último dia 19 de outubro. 

A primeira palestrante do dia foi Raquel Santana, ela fez um breve histórico da terapia ocupacional, uma vasta tabela com medicamentos/soluções administradas por hipodermóclise, além de informações sobre o assunto. “A Hipodermóclise, segundo a palestrante, permite o controle adequado dos sintomas clínicos e usá-la em casa pode oferecer melhor qualidade de vida ao paciente.”, informou.

 Já Renata Santos, deu ênfase na punção e administração na Hipodermóclise. “Tanto a punção quanto a administração de fluidos prescritos podem ser realizados por membros da equipe de enfermagem, desde que o profissional seja treinado e capacitado e suas habilidades constantemente validadas por meio da educação permanente”, ressaltou. Na oportunidade a profissional explicou os tipos de cateter, que podem ser agulhado (também chamado de SCALP) (punções menos dolorosas), não agulhado (JELCO), que possui conforto maior a longo prazo) e Cateter Intima (que possui visual semelhante ao SCALP, punção igual ao JELCO e é um extensor de duas vias.

No final do encontro, ainda houve um treinamento prático da Hipordermóclise, “Objetivando com isso, demonstrar uma via de acesso alternativa para infusão de medicamentos em pacientes com dificuldade de punção venosa”, pontuou Renata.

 

Todas as notícias
RUA JOAQUIM NABUCO, 171 - CEP 52.011-900 - GRAÇAS, RECIFE
(0xx) 81 3182-4600 - 3182-4780 ou Disque Doação 0800-081-1535
Funcionamento Administrativo: segunda à sexta das 7h30 às 17h30
Horário para Doação: segunda a sábado (inclusive Feriados) das 7h15 às 18h30