CIB APROVA POLíTICA ESTADUAL DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

28/12/2017

A Política Estadual de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Pernambuco foi  aprovada  no último  27 de outubro pela Comissão Intergestora BipartiteCIB. A construção da proposta,  coordenada pela presidente do Hemope Yeda Maia, foi publicada em 08 de novembro de 2017.

Segundo a presidente do Hemope, essa conquista  só tem a beneficiar a saúde pública do estado. “Trata-se de uma política pública que define o papel do Estado na atuação à hematologia e Hemoterapia”, informou.

A decisão tem caráter publico e beneficiará todos os pacientes da área de hematologia e hemoterapia. A resolução será acompanhada  passo a passo do atendimento ao paciente, fazendo uma padronização qualificada do atendimento.

Ainda, segundo a presidente, com essa determinação serão criadas novas vagas para médicos hematologistas, tornando o atendimento cada vez mais próximo do paciente. ”As boas condutas serão transformadas em lei, e deverão ser aplicadas a partir de sua publicação”

Para os gestores, ficou  acordado a obrigação de aumentar o número de profissionais hematologistas em unidades de pronto atendimento e a maior destinação de verba para a execução plena do referido projeto.

Em tempo

Após três tentativas de apoio, em outubro de 2016 o texto foi concluído e entregue ao Secretário de Saúde. Em dezembro do mesmo ano, houve a apresentação da causa e a validação.

Por fim, a proposta  analisada pelo Conselho Municipal de Saúde, Secretários Municipais de Saúde teve sua  publicação definitiva no dia 08 de novembro no   Diário Oficial do Estado - DOE.