Pesquisar

Fundação HEMOPE

Notícias

Contato

Notícias

HEMOPE REALIZA I ENCONTRO DE MéDICOS EX-RESIDENTES

30/11/2017

Em mais um evento em comemoração pelo aniversário de seus 40 anos e com o objetivo de celebrar e destacar a importância dos residentes na instituição, a Fundação Hemope realizou no último sábado (25 de novembro), o I Encontro de Médicos Residentes. Considerado um sucesso, a celebração, que foi realizado no auditório Luiz Gonzaga dos Santos, foi coordenado pela médica Alita Azevedo e por Maria do Carmo Valgueiro, da Chefia de Ensino e Pesquisa, e contou com a participação de 55 pessoas.

A abertura foi realizada pela presidente do Hemope, Yêda Maia, que ressaltou como é positivo eventos dessa natureza. “A presidência não fazia parte de nenhum sonho, ser residente sim. É uma experiência única, pois o Hemope é parte do que é, e pra tudo que ele foi e está sendo nesses 40 anos, por nós. Ou seja, as pessoas, os profissionais daqui fazem toda a diferença e é por isso que fazer parte da residência daqui, se torna algo tão especial”, disse.

A coordenadora do evento, Alita Azevedo, falou que há três anos já tentava realizar esse encontro. “Foi um processo de pesquisa grande, para finalmente acontecer esse encontro, que se torna muito importante pois nós temos muito a transmitir e mostrar o nosso legado aos que estão chegando. Afinal, a vida é feita de histórias e as histórias é que fazem a vida, e a residência médica é um marco essencial do Hemope.

Houve ainda espaço para um vídeo, onde o fundador do Hemope, Luiz Gonzaga dos Santos, que não pode ir por causa de uma queda, destacou a sua opinião sobre os residentes do Hemope. “A hemoterapia antigamente era desastrosa, ela só visava o retorno financeiro. Então, quando se pensou na hemoterapia em Pernambuco, se pensou em uma construção de uma entidade que visasse trabalhar para a população necessitada de tratamento hemoterápico. E com isso, os residentes do Hemope, se dedicavam a fazer o trabalho da melhor forma”, informou. O encontro ainda contou com depoimentos de alguns ex-residentes, também em vídeos, e de palestras durante o dia todo.

Palestras – Os participantes contaram com uma extensa programação. Pela manhã, houve espaço para a história da residência médica, realizado pela médica Alita Azevêdo, após a palestra, uma mesa-redonda foi aberta com o tema “Como a especialidade transformou a Hematologia e a Hemoterapia nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Mato Grosso. O papel da residência realizada no Hemope”. Já a tarde, foi abordado o tema sobre Policitemia Vera, explanados pela médica Mônica Conchon. Além disso, o médico hematologista, ex-presidente e residente do Hemope, Aderson Araújo ministrou uma homenagem ao médico Mário Florêncio.

Todas as notícias
RUA JOAQUIM NABUCO, 171 - CEP 52.011-900 - GRAÇAS, RECIFE
(0xx) 81 3182-4600 - 3182-4780 ou Disque Doação 0800-081-1535
Funcionamento Administrativo: segunda à sexta das 7h30 às 17h30
Horário para Doação: segunda a sábado (inclusive Feriados) das 7h15 às 18h30