RAUL MELO APRESENTA DIAGNóSTICO E TRATAMENTO DA LEUCEMIA PROMIELOCíTICA AGUDA – LAP

08/05/2013

A Fundação Hemope promoverá nesta sexta-feira (10 de maio) às 8h da manhã, mais uma Reunião Técnico-Cientifica, que dessa vez será apresentada pelo Hematologista do Hemope, Raul Melo. Ele abordará o tema “Diagnóstico e Tratamento da Leucemia Promielocítica Aguda – LAP”, doença grave que vem apresentando uma melhora do prognóstico nos últimos tempos por conta dos avanços da área de saúde, medicamentos e tecnologia.

Segundo ele, durante a palestra serão apresentados os principais resultados de um estudo internacional que conta com a participação de países como México, Chile e Uruguai, bem como cerca de oito instituições brasileiras, sendo o Hemope o único participante da Região Nordeste.

Este estudo teve início no Hemope há cerca de sete anos, sob a responsabilidade de Raul Melo e com a colaboração de diversos profissionais da Fundação, como Fernanda Souto, Fárida Melo e Washington Neves. O projeto também contou com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, que no período da pesquisa estavam na Fundação trabalhando como estagiários ou residentes.

“A participação dos residentes e estagiários foi de extrema importância para a formação deles na área estudada e só trouxe benefícios para o desenvolvimento do estudo, por isso acho importante que essa reunião seja vista não só pelos profissionais de saúde e dos laboratórios em geral, mas principalmente pelos nossos estudantes”, pontuou Raul.

Este ano, os resultados desse trabalho poderão ser vistos na Revista Blood, uma das mais importantes publicações internacionais na área de hematologia.